Saturday, December 16, 2006

“ A perspectiva das audiências – Manuel José Damásio”

O conceito de audiência como temos vindo a perceber não é de todo estanque e definido à prova de qualquer dúvida. Pelo contrário existem várias definições de audiência dadas por diferentes autores como sejam Mc Quail ou ainda Ross e Nightingale. Com o evoluir dos tempos e da tecnologia a forma como as audiências se relacionam com um determinado evento cultural ou a maneira como acedem ao mesmo tem vindo a alterar-se. É então necessário proceder a uma revisão do conceito de audiências que permita abarcar estas novas realidades.

Uma audiência seria então um conjunto de indivíduos que partilha o mesmo quadro de interesses e experiências culturais e que assiste em simultâneo a um qualquer evento. As características deste evento têm também influência para a percepção e definição do conceito de audiência.

Para a compreensão dos comportamentos de uma audiência existem dois modelos possíveis:

Modelo de análise sócio-cultural, que segundo Wilson (2004), se debruça sobre as referências culturais e sociais dos participantes, e que procura definir o nível de participação do individuo e a qualidade dessa mesma participação.

Modelo Quantitativo, mais preocupado em analisar as variáveis demográficas do grupo para assim poder delimitar um determinado grupo de audiências.

Como se pode perceber o conceito de audiência altera-se com o evoluir da tecnologia e da própria sociedade, estando em constante reavaliação e podendo sofrer alterações para integrar novas realidades.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home