“The McDonaldization of society”, George Ritzer

Segundo o autor as causas para o sucesso da Mc Donald’s foram:
- eficiência: a rapidez do serviço, a certeza de que sairemos satisfeitos com o produto e com a nossa fome saciada
- calculabilidade: a relação preço-qualidade, o tempo dispendido a na deslocação e consumo versus tempo de confecção de uma refeição caseira.
- previsibilidade: a certeza de que em qualquer restaurante desta cadeia o serviço será igualmente satisfatório.
- controlo: controlo das emoções do consumidor através de estratagemas para permitir uma passagem rápida e satisfatória indo assim de encontro as exigências da sociedade actual.
Porém a alguns pontos positivos, como a instantaneidade do serviço, o fácil acesso, a satisfação rápida, juntam-se outros negativos. A fast food introduziu-se nos dias de hoje na sociedade de tal forma que representa uma grande fatia dos hábitos alimentares das populações. O aumento de patologias relacionadas com este consumo é hoje uma realidade que atinge todas as faixas etárias, sendo particularmente alarmante nas crianças e jovens. Os franchises aumentam cada vez mais e em cada esquina de cada rua podemos ver o gigantesco M dourado simbolo do império criado à volta de um hamburguer. As exigências da sociedade actual também contribuem para o sucesso, uma sociedade onde o tempo urge e a rapidez e eficiência sobepõem-se por vezes a qualidade e sempre ao tradicionalismo. Esta forma de actuar cria ramificações nas mais diversas áreas da sociedade fazendo cada vez mais a apologia da rapidez e eficácia a todo o custo. Será mesmo esse o caminho que queremos para o futuro? uma crescente robotização e uniformização dos hábitos onde a surpresa é apenas uma miragem do passado?
0 Comments:
Post a Comment
<< Home