Monday, December 18, 2006

Aula Teórica de Públicos e Audiências ( Televisão: das Audiências aos Públicos, Daniel Dayan)

Nesta aula abordou-se a obra de Daniel Dayan, Televisão: das Audiências aos Públicos, e o seu conceito inovador de quase-público. Dayan considera o quase-público como sendo um público fugaz, temporário e sem grande ligação com a televisão, meio ao qual este termo é aplicado. Com base nesta seu novo conceito o autor propõe uma reestruturação do conceito de público, apresentando três novas categorias, a saber: públicos políticos, fãs, e públicos de gosto, e ainda uma nova tipologia classificativa para o conceito que se divide em públicos de fãs, públicos de TV cerimonial, públicos de elites dos media europeus e públicos dos media de imigração.

Sendo que a característica principal que distingue o público do quase-público é o seu carácter participante, este último pode, em determinadas situações e dependendo do seu comportamento, tornar-se público activo, participante dependendo também do contexto em que se insere.

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