Saturday, November 11, 2006

Aula teórica de Públicos e Audiências (definição de audiência)

Nesta aula aprofundamos um pouco mais o conceito de audiência, tendo em conta os aspectos quantitativos que o compõem. Foram assim abordados conceitos que permitem uma medição da audiência como sejam o audímetro ou audimetria respectivamente a designação dada ao acto de medir a audiência num determinado período e o dispositivo utilizado para o fazer. Aquando de uma audimetria vários indicadores podem ser retirados:
· Audiência total
· Audiência Média
· Share de audiência

Referência ainda para o texto de Nick Lacey que estuda ao pormenor o fenómeno audiência e vários fenómenos relacionados com o mesmo como sejam métodos utilizados para persuadir audiências, as diferentes formas de abordar audiências com vista alcançar determinados objectivos ou mesmo o impacto que as escolhas de horários têm na tentativa de cativar audiências.

Aula teórica de Públicos e Audiências (distinção de público e audiência)

Na primeira aula teórica de Públicos e Audiências foi abordada a distinção entre público e audiência. Embora muitas vezes estes termos sejam tidos como sinónimos existe uma clara diferença entre ambos. Audiência descreve um grande número de pessoas não identificáveis mas que se unem pela sua participação nos media, enquanto que públicos diz respeito a um grupo de pessoas que se conhecem entre si, que discutem temas em espaços públicos e que fazem parte da mesma comunidade. Público terá assim encerrada em si uma vertente de participação activa não presente no conceito de Audiência que nos remete principalmente para a vertente consumista de conteúdos.