Monday, December 18, 2006

Aula Teórica de Públicos e Audiências (Televisão: das Audiências aos Públicos, Daniel Dayan cont.)

Continuação do debate da obra de Daniel Dayan e dos conceitos mais importantes e inovadores referidos na mesma.

Surge o conceito de não-público que em alguns casos é confundido com o de público potencial. Estes dois conceitos diferem na medida em que o público potencial pode apresentar uma predisposição, ou pelo menos as condições necessárias, para se tornar público no seu completo sentido, participante, com troca de opiniões no seio de um grupo, activo. Por outro lado o não-público não tem obrigatoriamente que apresentar essas características, podendo simplesmente não se mostrar interessando nem sequer disposto a alterar os seus hábitos culturais.

Colocando os conceitos numa ordem crescente podemos dizer que, para o autor existe o não-público, o quase-público e o público. O principal factor de diferenciação é o grau de interesse e sobretudo de participação e intervenção que cada um deles tem no grupo de debate a que pertence e a forma como procuram transformar o seu interesse em acção. É este último ponto que permite a distinção de público e audiência, já que o segundo é muito mais um objecto de medição e o primeiro uma entidade que implica o debate e a troca de ideias.

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